17/11/2021

Câncer de próstata

Dia de combate ao câncer de próstata.

Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Passo a passo médico para diagnóstico do câncer.

Em seu estágio inicial é uma doença silenciosa, por isso da importância de se realizar o exame de toque retal (para avaliação de alterações na glândula) e todos os exames laboratoriais (destaque para o PSA) exigidos na consulta de check-up com seu urologista.

Na presença de suspeita do câncer de próstata no toque retal, o médico pode pedir uma biópsia de fragmentos da próstata, guiadas pelo ultrassom transretal.

Os principais sintomas da doença que você deve perceber.
  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou sêmen.
Principais fatores de risco.
  • Histórico familiar de câncer de próstata;
  • Obesidade
  • Raça
Tratamento.

O tratamento deverá ser monitorado pelo médico especializado. Existem várias formas de tratamento que serão realizados de acordo com a gravidade da doença.

Desde um monitoramento da doença, até em casos mais agressivos com o uso da radioterapia, tratamento hormonal, cirurgia etc.

Recomendação Final.

A recomendação final que deixamos é para você que já completou seus 50 anos, visitar seu médico de confiança e realizar todos os exames de check-up.

Se cuidar, sempre será o melhor remédio para a sua saúde!