10/03/2022

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é uma data criada para educar profissionais da saúde e cidadãos comuns sobre os cuidados com os rins. Hoje as doenças renais, são a 5º doença que mais mata no mundo.

Objetivos com a criação dessa data:

- Reforçar a importância de incentivar a população geral e os pacientes renais crônicos a adotarem um estilo de vida saudável;
- Conscientizar os pacientes renais e suas famílias, capacitando-os para alcançarem uma melhor qualidade de vida;
- Incentivar e apoiar médicos da atenção primária a melhorarem o conhecimento e condução da DRC em todo o espectro de prevenção da doença;
- Integrar a DRC às outras DCNT em programas de serviços abrangentes e integrados, possibilitando a detecção precoce e rastreamento da doença renal crônica em âmbito nacional, além de informar os gestores públicos sobre o impacto da doença nos orçamentos/sistemas de saúde, encorajando a adoção de políticas e alocação de recursos, de forma a garantir a todos os renais crônicos uma adequada qualidade de vida.

Fique atento!

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais, afetando uma em cada 10 pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população. Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos. Porém, em geral, a DRC não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).

A DRC pode ser grave, sobretudo quando evolui para estágios avançados, quando são necessários tratamentos como a diálise e o transplante renal. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com DRC avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Sobre os exames de imagem indicados para análise dos rins dos pacientes com doenças renais.

ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico que se utiliza frequentemente na prática clínica. O equipamento utilizado (aparelho) permite, através dos ultrassons, avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo, neste caso os rins. O equipamento utilizado para o efeito (aparelho) possui uma sonda acoplada a um computador. Deste modo, é possível obter as imagens através da sonda e exibi-las no monitor, permitindo assim que essas imagens possam ser analisadas pelo Médico Radiologista.

Temos também a tomografia computadorizada, método mais seguro e preciso para diagnosticar a presença de cálculos renais, formações de massa sólida dentro dos rins e nos canais urinários que provocam dor intensa, náuseas e vômito quando se movimentam dentro do organismo.