Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
16/06/2021

Exame PAFF

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAFF)

A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAFF) é um tipo de biópsia muito útil também para o esvaziamento completo de cistos palpáveis ou inflamados, promovendo alívio das dores mamárias. Também é indicada para determinar se um nódulo de tireoide, por exemplo, é benigno ou maligno, uma informação essencial para determinar o tipo de tratamento que deve ser seguido.

Um exame minimamente invasivo, com pouquíssimas chances de complicações. É também um procedimento bem simples e rápido, sem precisar de internação; além de conseguir identificar a característica do nódulo em cerca de 80% dos casos, evitando uma cirurgia.

Como é realizado o exame?

A punção/biópsia aspirativa é feita com agulha inserida no local exato de onde se deseja retirar a amostra. Muitas vezes o médico localiza o ponto de interesse com auxílio de exames de imagem, ultrassom ou ressonância magnética.

Preparo para o exame.

Não tomar medicações contendo antiagregantes plaquetários, como o ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Buferin ou Somalgin), clopidrogel (Plavix) e ticlopidina (Ticlid) ou anticoagulantes orais (tais como Marevan, Coumadin ou Varfarin) cinco dias antes do procedimento e dois dias após o exame, com o consentimento do médico assistente.

Trazer exames anteriores de ultrassonografia mamária, mamografia e ressonância de mamas, se houver. Não é necessário levar acompanhante para as pacientes maiores de 18 anos.
 
Outras categorias