Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
11/11/2021

Importância da radiologia.

Importância da radiologia.

A radiologia desempenha um papel determinante na vida de pacientes e médicos. Ela é dividida em dois segmentos: o diagnóstico e o terapêutico.
O primeiro, como o nome já diz, é responsável por diagnosticar condições através de diferentes exames de imagens e auxiliar os médicos no tratamento de patologias. Já o segundo, utiliza a radiologia como recurso de tratamento para doenças, como, por exemplo, o câncer.

Médico Radiologista

O médico radiologista é o responsável pelo diagnóstico por imagem, através do estudo e utilização das tecnologias baseadas na física do raio x, da ressonância magnética e do som. É ele quem analisa e emite laudos com dados clínicos sobre as condições do paciente.

Técnico em radiologia

Muitas vezes, quem executa o exame e opera os equipamentos é um técnico especializado em radiologia. Estes profissionais devem sempre agir com atenção e cuidado, cumprindo seu trabalho com qualidade no processo de realização do exame.
No entanto, quem sempre interpreta as imagens, elabora o relatório e faz as correlações clínicas é o médico radiologista. É este laudo que vai orientar outros médicos em suas condutas de tratamento e pode ser decisivo em diferentes situações.

Qual a história da radiologia?

Foi em 8 de Novembro de 1895, que Wilhehm deu início às experiências que levaram à descoberta de uma energia eletromagnética, capaz de atravessar o corpo humano e ser captada por um filme fotossensível. Foi de aí que surgir o tão famoso Raio X.

Sobre os exames radiológicos.

O raio x costuma ser o primeiro tipo de exame solicitado pelos profissionais de medicina em caso de dor ou lesões, além de permitirem acompanhar a evolução de ferimentos ou doenças e guiar procedimentos.
Mas os exames convencionais sofreram uma revolução e surgiram as radiografias computadorizadas. Onde é possível captar imagens em diferentes ângulos e seriadas em cortes.
Estas são processadas e analisadas pelo computador, produzindo uma radiografia digitalizada, um método mais preciso, pois visualiza estruturas que antes não eram detectadas.

Avanços constantes na radiologia.

A radiologia tenta se modernizar constantemente e muitos exames foram surgindo com o tempo como: ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea e muito mais.
Toda essa evolução, gerou muitos benefícios aos pacientes como: redução no tempo de atendimento e maior qualidade dos exames.
 
Outras categorias