Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
02/09/2021

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo - Mês de Prevenção Contra o Suicídio

Setembro Amarelo chegou e toda a Clínica São Matheus está engajada em levar o máximo de conhecimento até você sobre esse assunto. O suicídio pode ser evitado, com o tratamento correto dos transtornos psiquiátricos dos pacientes e um trabalho de conscientização com toda a sociedade.

A intenção é ajudar a população a desmistificar a cultura e o tabu em torno do tema, auxiliando também médicos e demais profissionais de saúde e educação a tratar e instruir seus pacientes e alunos.

Atualmente, segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

5 Sinais de Comportamento Suicida.
 
  • Tristeza Excessiva e falta de vontade para estar com outras pessoas;
  • Alteração repentina do comportamento;
  • Tratar de vários assuntos pendentes ou fazer um testamento;
  • Fazer ameaças de suicídios frequentes;
  • Demonstrar calma ou despreocupação depois de um período de grande tristeza ou depressão.
Como podemos ajudar quem passa por esse tipo de problema?

Pratique a escuta ativa

Manifeste sua preocupação e se mostre aberto para ouvir. Não tenha medo de perguntar sobre a vontade de morrer. Isso não induz ao ato. Pelo contrário: ajuda a pessoa a falar e buscar ajuda. A escuta ativa é fundamental para que a pessoa sinta que está realmente sendo ouvida e compreendida.

Ofereça ou indique um acompanhamento profissional

Sua ajuda ao procurar e indicar um profissional de qualidade, pode ser uma ótima chance de quem está nesse estado, procurar um suporte médico.

O acompanhamento psiquiátrico e psicológico oferece outras perspectivas e ajuda a desenvolver habilidade emocional para administrar adversidades da vida. Aos poucos, é possível reencontrar a força para recomeçar.

Setembro Amarelo, um mês de empatia e cuidado com a saúde mental do próximo!
 
Outras categorias