Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
28/01/2022

Tudo que você precisa saber sobre as dores na lombar.

Tudo que você precisa saber sobre as dores na lombar.

A lombalgia consiste num problema de saúde pública, uma vez que até 84% das pessoas apresentam pelo menos um episódio de dor lombar durante sua vida. Entretanto, na grande maioria dos casos, corresponde a eventos isolados, sem grandes repercussões.

É importante saber que dor lombar com duração inferior a sete dias não é doença, e sim uma queixa, mas pode corresponder a algum quadro complexo. É importante saber reconhecer sinais de alerta sugestivos da presença de uma causa específica para a dor lombar, causa esta que requer tratamento efetivo.

Classificação das dores lombares:

Cronologicamente, a Lombalgia pode ser classificada em:
 
  • aguda: quando tem início súbito e persistência inferior a um mês;
  • subaguda: quando é recorrente, com intervalos acima de seis meses, ou com duração inferior a três meses;
  • crônica: quando a recorrência ocorre em menos de seis meses ou persiste por mais de três meses.

Exames de Imagem solicitados para análise das dores lombares.
Radiografia

As radiografias podem ser úteis como método inicial de avaliação das situações mencionadas anteriormente, com a ressalva de que algumas condições irão necessitar de outros exames iniciais, em especial quando houver suspeita de câncer ou de outras infecções.

Algumas condições que podem ser vistas principalmente nas incidências anteroposterior, perfil e/ou oblíqua são: espondilolistese, fraturas de compressão, degeneração e infecções de discos intervertebrais.

Ressonância Magnética

A ressonância magnética, por sua vez, tem se tornado a modalidade de escolha na investigação de lombalgias complicadas, sendo o exame recomendado em casos de lombalgia persistente ao tratamento conservador ou caso haja algum sinal de alerta mencionado anteriormente.

Trata-se de um excelente exame que permite avaliar com um grande detalhamento a medula espinhal, os tecidos moles vizinhos e a presença de possíveis abscessos.

Tomografia Computadorizada

Assim como a RM, a tomografia computadorizada é um excelente exame e que fornece detalhes ósseos superiores, sendo bastante útil para descrever problemas estruturais, tais como espondilólise, fraturas ósseas e escoliose. Contudo, a TC não se trata do exame adequado para identificar patologias extradurais dos tecidos moles, o que é papel da RM.

Dicas básicas que podem melhorar as suas dores lombares:
  1. Faça alongamentos frequentes;
  2. Opte por exercícios de fortalecimento da região abdominal;
  3. Corrija sua postura;
  4. Tenha um colchão apropriado e um travesseiro ortopédico;
  5. Evite passar muito tempo deitado;
  6. Use apoio para a lombar;
  7. Evite sobrepeso na região;
  8. Pratique exercícios;
  9. Durma na postura correta.
Outras categorias