Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso , e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Densitometria óssea e corporal

A avaliação da densidade óssea ou da massa óssea existente no esqueleto é de suma importância, pois a integridade do sistema de sustentação está diretamente ligada à qualidade de vida.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR

DO QUE SE TRATA


A avaliação da densidade óssea ou da massa óssea existente no esqueleto é de suma importância, pois a integridade do sistema de sustentação está diretamente ligada à qualidade de vida, considerando, por exemplo, as dificuldades nas atividades diárias quando se é portador de uma ou mais fraturas, seja da coluna ou fêmur, que são os sítios mais limitantes quando afetados.

Sabe-se que, especialmente na mulher, percebe-se a menopausa, quando rapidamente perde-se massa óssea, progridem os riscos de fratura, que variam de indivíduo para indivíduo, especialmente na existência de outras doenças metabólicas associadas. Em outros indivíduos poderá ser desnecessário tratamento específico.

A possibilidade de mensurar ou monitorar a variação da massa óssea e de classificar o grau de perda pode indicar o tipo de tratamento a ser implantado, evitando futura fragilidade por baixa massa óssea, além de monitorar o ganho durante o tratamento e a sua eficácia.

Densitometria corporal é um exame de diagnóstico por imagem que permite avaliar com boa precisão a composição corporal. Ele avalia diretamente compartimentos corporais (massa magra, massa óssea e massa gordurosa), muito utilizado em avaliações nutricionais.

PREPARO


No dia do exame, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado. Jóias como colares e pulseiras também devem ser evitados, bem como sutiãs com aros de ferro. É recomendado também que a pessoa não tome qualquer suplementação de cálcio no dia, pois a pílula pode aparecer no exame da coluna e interferir no resultado.

Tire suas dúvidas

Tem alguma dúvida? Envie para a nossa equipe e ela irá ajudá-lo.

Convênios

VER TODOS
Para pacientes particulares trabalhamos com

DÚVIDAS FREQUENTES

Como é feito o exame de Densitometria Óssea?
O exame é rápido e de fácil execução, indolor, e não requer nenhuma preparação especial e nem estar em jejum, podendo ser feito com qualquer roupa. Basta que o paciente permaneça deitado imóvel sobre a mesa do aparelho e siga as orientações do técnico especialista em relação ao posicionamento.
Quem deve fazer esse exame?
O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:
  • Baixo Peso (Índice de Massa Corporal - IMC - menor que 18,5 kg/m²)
  • Fratura Prévia
  • Medicações que aumentam o risco de osteoporose
  • Doenças que aumentam o risco de osteoporose
  • Monitorar osteoporose já diagnosticada
  • Monitorar tratamento.
Quem não pode fazer esse exame?
  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação.
  • Pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário não podem fazer a densitometria óssea durante uma a duas semanas a depender do contraste utilizado (tempo para que seja eliminado do corpo), pois este interfere no resultado. Outros exames como os de cintilografia devem ter um intervalo de eliminação determinado pelo médico.
  • Cirurgia ortopédica extensa ou prótese extensa na região avaliada: no caso de pessoas que tem próteses em um fêmur, é feita a avaliação do outro. Para pessoas que tem prótese na coluna, é feita uma análise do fêmur e outra do antebraço.
  • Obesidade grave: a maioria dos aparelhos para a densitometria óssea suporta até até 160kg. Alguns aparelhos suportam até 200 kg.

Amor pelo
que FAZEMOS!

A Clínica São Matheus possui um quadro de profissionais apaixonados pelo trabalho que executam.

Trabalhamos na busca contínua para oferecer um atendimento diferenciado, exclusivo e personalizado.
FALE COM NOSSO ATENDIMENTO PELO
WhatsApp (62) 98516-9032